Primeira edição em Português do livro «Aventuras no Mundo das Matrizes»

Caros colegas e amigos,

Tenho a honra de anunciar a publicação da primeira edição em Português do meu libro: «Aventuras no Mundo das Matrizes» (2011, 264 páginas; Prefácio: Sarifa Magide Fagilde) distibuição:  http://stores.lulu.com/pgerdeshttp://www.lulu.com/product/paperback/aventuras-no-mundo-das-matrizes/15166227).

A primeira edição do livro tinha sido publicada em Inglês, «Adventures in the World of Matrices», em 2008, pela editora ‘Nova Science Publishers’ em Nova Iorque na série ‘Estudos Matemáticos Contemporâneos’ (Prefácio: Gaston N’Guerekata, Morgan State University, Baltimore).

O livro apresenta uma introdução a um tipo especial de matrizes, chamadas matrizes cíclicas. As propriedades surpreendentes de matrizes cíclicas podem contribuir para uma maior apreciação da beleza de construções matemáticas. O livro organiza-se em capítulos pequenos. Em cada capítulo incluem-se algumas actividades que contêm exercícios para o(a) leitor(a) ou questões para reflexão. As questões e os problemas colocados são, geralmente, respondidos ou resolvidos no mesmo capítulo ou num capítulo posterior. O livro é escrito para um público maior de alunos pré-universitários, de estudantes do ensino superior, de professores de matemática de diversos níveis de ensino, de profissionais que utilizam no seu dia a dia ferramentas matemáticas e de outros(as) leitores(as) interessados(as).

Tinha descoberto as matrizes cíclicas numa reflexão sobre aspectos matemáticos de desenhos Cokwe de Angola e de esteiras Makwe de Moçambique, como se explica num outro livro:

«Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas» (Prefácio: Marcelo Borba; Posfácio: Ubiratan D’Ambrosio), Autêntica Editora (Belo Horizonte, MG, Brasil), 173 p. (http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/570)

Reproduz-se a seguir o prefácio do livro «Aventuras no Mundo das Matrizes»:

Prefácio

Coube-me a honra de escrever o prefácio desta obra Aventuras no Mundo das Matrizes, obra de uma proeminente personalidade…  Ao pensar nesta personalidade, deixei minha mente divagar e recuei no tempo.

Passaram-se cerca de 28 anos, desde que na turma do primeiro Curso de Formação de Professores de Matemática, em Moçambique, se aguardava pela chegada do professor de Aplicações da Matemática à Vida Corrente das Populações.  Pontualmente a silhueta do professor transpôs a porta e connosco dialogou.  Uns gostavam de matemática, outros não; uns queriam ser professores e outros não…  Era uma turma em que, à mistura, se encontravam estudantes que representavam as diferentes regiões do País.  Pelas origens e condições sociais apresentavam características diferentes.  Moçambique era um País que se assemelhava a um bebé quando começa a dar os seus primeiros passos.

Foi nestas condições que o professor de Aplicações da Matemática à Vida Corrente encontrou este grupo de estudantes que, como principal característica comum, se preparavam para ser professores de matemática e estavam movidos pela vontade de continuar os seus estudos…

Muito se poderia dizer à volta deste curso, à volta do País.  Mas estes pontos não constituem o foco principal neste momento.

O professor começou a leccionar as suas aulas e à medida que o tempo passava o “gosto”  pela matemática aumentava e o “querer saber mais” à volta desta ciência era uma crescente realidade.  Uma das grandes descobertas nessa altura foi, por exemplo, que podíamos medir a largura de um rio… Foi tanta a curiosidade satisfeita.  O nosso professor era um “génio” …  E quem era esse professor que tanto admirávamos?  Esse professor que conseguia aumentar em nós a vontade de conhecer mais a matemática?  Esse professor não era mais do que o professor Paulus Gerdes, o autor desta obra.

Sensação idêntica à desse passado não muito distante senti ao pegar nesta obra…  Fui folheando e a sede do “querer saber mais” aumentava à medida que calmamente o lia.  Interrogações me vinham à cabeça, à volta das actividades propostas…  Actividades interessantes e cativantes que me envolviam por completo na ânsia de entender e aumentar o meu saber à volta da matemática e particularmente das matrizes cíclicas, que quase me esqueci da minha tarefa  –  prefaciar o livro.

Atenção! O que se destaca mais: o livro não é só para matemáticos.  As matrizes constituem uma importante ferramenta matemática muito usada nas áreas das ciências e da tecnologia e em quase todos os ramos do Ensino Superior.  Porém mesmo estudantes do Ensino Médio e outros com similar “background”, sem bases sobre matrizes podem entender o livro e navegar no mundo das matrizes, pela forma sábia como são apresentados os conceitos a elas ligados.  Surgem desde o mais elementar, seguindo-se a noção de ciclo, que está por detrás deste mundo de aventuras.  Depois aparecem as matrizes compostas por ciclos, culminando com as matrizes cíclicas alternadas de dimensões pares e ímpares e com a formulação das hipóteses gerais relativas aos dois tipos de matrizes cíclicas apresentadas.  Esta obra é cativante e desperta o nosso interesse das primeiras às últimas páginas.

No decorrer desta exposição e ao longo dos capítulos, as actividades apresentam-se desde a mais simples à mais complexa levando o leitor a naturalmente envolver-se nesta aventura e a querer saber e redescobrir os conceitos e as hipóteses gerais envolvidas no mundo das matrizes cíclicas descobertas pelo nosso “sábio” professor…

Caro(a) amigo(a), caro(a) leitor(a) peguemos no Aventuras no Mundo das Matrizes e participemos nele activamente.  Cada capítulo traz-nos actividades interessantes que nos absorvem por completo.  Ao aventurar-se no Mundo das Matrizes descobrirá as suas maravilhas e verá como o tempo passará tão rapidamente!

Boa Viagem!

Maputo, aos 8 de Março de 2005

Sarifa Magide Fagilde
Doutorada em Educação Matemática
Ex-Directora Nacional do Ensino Secundário,
Ex-Directora da Faculda de de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica, Maputo, Moçambique

Paulus Gerdes
Vice-Presidente, Academia Africana de Ciências
C.P. 915, Maputo, Moçambique
paulus.gerdes@gmail.com
http://stores.lulu.com/pgerdes