Primeiro Anúncio: 5ª Conferência Internacional sobre Etnomatemática (ICEM-5)

A 5ª Conferência Internacional sobre Etnomatemática terá lugar em Chidenguele (Província de Gaza, Moçambique), de 7 a 11 de Julho de 2014. A etnomatemática é o estudo de ideias matemáticas de grupos culturais e das muitas interações entre matemática, educação e culturas.

 As quatro ICEM prévias tiveram lugar na Espanha, no Brasil, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos da América. E agora a conferência virá para o continente africano (mas, naturalmente, encorajamos etnomatemáticos de todo o mundo a participar!)

 Reservaremos o Domingo, 6 de Julho de 2014, para o transporte dos participantes da capital de Moçambique a Chidenguele, situado numa bela região do litoral com lagos e dunas, a uns 250 km a nordeste de Maputo. No Sábado de manhã (12 de Julho), os participantes regressarão a Maputo, onde, no período da tarde, poderão tomar parte num festival de jogos intelectuais moçambicanos. Os participantes poderão voltar aos seus países no Sábado à noite, no Domingo, ou mais tarde se quiserem ficar em Moçambique para férias.

 As atividades científicas da conferência consistirão de palestras plenárias, apresentações, mesas redondas / paneis, seminários, sessões de poster, e também de visitas a escolas na Província de Gaza. Convidar-se-ão os participantes a propor tópicos ou atividades, inclusive atividades que gostarão de realizar nas escolas a serem visitadas.

 Acomodação será oferecida em hotéis à volta dos lagos e da praia de Chidenguele.

 Uma página na internet criar-se-á para a conferência.

 Os anfitriões e organizadores da ICEM-5 são o Grupo Internacional do Estudo da Etnomatemática (ISGEm), o Grupo Austral-Africano de Estudo da Etnomatemática (SASGEm) e o Grupo Moçambicano do Estudo da Etnomatemática (MOSGEm).

 Contando com a vossa presença em Moçambique neste grande evento,

 Atenciosamente,

 Marcos Cherinda & Evaristo Uaila (Coordenadores MOSGEm, mcherinda@gmail.comeduaila@yahoo.com.br),
Abdulcarimo Ismael (Coordenador SASGEm, ismaelabdulcarimo@gmail.com),
Paulus Gerdes (Presidente ISGEm, Paulus.Gerdes@gmail.com).