A Importância do Campo de Pesquisa da Etnomatemática em Congressos Internacionais

Por: Milton Rosa, CEAD/UFOP, Brasil.

Nos últimos dois meses, houve a realizaçao de 3 congressos internacionais importantes. Em dois desses congressos, o IX Festival Internacional de Matemática em aconteceu em Quepos em Costa Rica, de 12 a 14 de Junho de 2014 e a Vigésima Octava Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa – Relme28 que aconteceu em Barranquilla na Colômbia, de 28 de Julho de 2014 a 01 de Agosto de 2014, ofereceram importantes contribuições com relação ao campo de pesquisa em etnomatemática por meio de discussões e debates entre os palestrantes e os participantes dessas atividades. Nesse direcionamento, o 5th International Congress on Ethnomathematics – ICEm5 ofereceu de uma maneira direcionada ao programa de pesquisa em etnomatemática, discussões e debates sobre esse campo do conhecimento com a participação de pesquisadores e investigadores desse programa.

Esses congressos mostraram que o Programa Etnomatemática é um programa vibrante, que tem um potencial amplo para o estudo de ideias, noções, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos, que podem ser utilizadas na ação pedagógica deste programa.

9º Festival Internacional de Matemática – Quepos – Costa Rica

No período de 12 a 14 de Junho de 2014 realizou-se em Quepos, Costa Rica, o 9º Festival Internacional de Matemática. Esse festival mostrou que o Programa Etnomatemática é um vibrante campo de estudo em Costa Rica, que está direcionado principalmente para a formação de professores, bem como para a sua ação pedagógica em sala de aula. Nesse festival foram apresentadas 16 palestras com temas relacionados com o programa etnomatemática.

No pré-festival, houve uma palestra intitulada Una Caminada por el sendero de etnomatemática de Ouro Preto, na qual os professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa mostraram como a etnomatemática pode auxiliar na valorizaçào dos aspectos culturais de uma determinada comunidade por meio da utilização do conhecimento matemático que pode ser encontrado durante a caminhada por uma trilha pela cidade. Em outro encontro, esses professores proferiram a palestra intitulada Reflexiones sobre una acción para el programa educativo de etnomatemáticas: una perspectiva de modelización por meio da qual mostraram como os aspectos culturais da matemática podem ser utilizados no processo de modelagem que é desencadeado em sala de aula.

Durante o festival, os professores Daniel Clark Orey e Milton Rosa também proferiram as palestras intituladas Etnomodelación es uma herramienta para la acción pedagógica del programa etnomatemáticase Los Enfoques émico, ético y dialético en el campo de investigación de etnomodelación, explicando os marcos teóricos sobre o campo de estudo denominado etnomodelação, que estão desenvolvendo com aportes teóricos na etnomatemática e na modelagem.

Dentre todas as apresentações sobre a etnomatemática, destacam-se os trabalhos realizados por Maria Elena Gavarrete que proferiu a palestra intitulada Etnomatemáticas y Conocimiento Matemático Cultural, propondo a aplicação da etnomatemática como uma ferramenta para a enculturação matemática para melhorar a formação docente.

Ana Patrícia Vásques Hernández e Eithel Eduardo Trigueros Rodríguez apresentaram o trabalho intitulado Proyecto Funder Etnomatemática: construcción de obras didáticas contextualizadas, que procura desenvolver as capacidades docentes para a confecção coletiva de obras didáticas matemáticas contextualizadas. Esses investigadores também proferiram palestras relacionadas com o quipu como um método ancestral para resguardar informações contábeis, bem como sobre os desenhos de unidades didáticas para o ensino e aprendizagem em geometria e a etnomatemática com um guia de pesquisa para auxiliar os investigadores dessa área.

Poryecto funder

Participantes do Proyecto Funder Etnomatemáticas em Costa Rica

5th Internacional Congress on Ethnomathematics – ICEM5 – Maputo – Mozambique

No periodo de 7 a 11 de Julho de 2014 realizou-se em Maputo, Mozambique, na Universidade Pedagógica o ICEm5. Desse congresso participaram 45 investigadores de 21 países conforme discriminado abaixo:

África do Sul: 1

Angola: 1

Angola/Portugal: 1

Austrália: 2

Brasil: 2

Chile: 1

Chile/México: 1

Colômbia: 1

Colômbia/Dinamarca: 1

Costa Rica: 1

Emirados Árabes Unidos

Espanha: 4

Estados Unidos da América: 8

Grécia: 1

Moçambique: 10

Nigéria: 1

Nova Zelândia: 4

Papua Nova Giné: 1

Portugal: 1

São Tomé e Príncipe: 1

Zimbábue: 1

DSCF5533Primera sesión del ICEM-5, presidida por Paulus Gerdes

A palestra de abertura intitulada Making ethnomathematics visible through culutrally relevant pedagogy and funs of knowledge foi proferida por Swapna Mukhopadhyaya, que discutiu sobre a etnomatemática com parte integral da matemática escolar por meio das abordagens da pedagogia culturalmente relevante e fundos de conhecimento. Nesse congresso houve a apresentação de 11 plenárias e 34 sessões sessões de comunicação oral, que foram proferidas em português, espanhol e inglês por meio das quais foram discutidos e debatidos temas importantes relacionando a etnomatemática com a antropologia cultural, a etnologia, a história da matemática, a educação matemática, a formação de professores, o jogos matemáticos e a música.

XVIII Reunión Latinoamerica de Matemática Educativa – Relme28 – Barranquilla – Colômbia

No período de 28 de Julho de 201e a 01 de Agosto de 2014 realizou-se em Barranquilla, Colômbia, o XVIII Reunión Latinoamerica de Matemática Educativa – RELME28. Esse congresso mostrou que o Programa Etnomatemática é um campo de estudo que possui uma variedade de estudos realacionados com o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos culturais, com a formação de professores e com a utilizaçãso de metodologias de ensino e aprendizagem diferenciadas para a aquisição do conhecimento matemático. Nesse congresso foram apresentados 20 atividades entre palestras, pôsteres, relatos de experiência, comunicações e grupo de trabalho com temas relacionados com a etnomatemática.

DSCF6071

Algunos participantes a la RELME 28, Barranquilla, Colombia

Na mesa redonda intitulada Modelación Matemática y la formación matemática en algunas carreras profissionales, Milton Rosa palestrou sobre a aplicação da etnomodelagem no ensino e aprendizagem em matemática para cursos de formação de professores nas modalidades presencial e a distância com a palestra intitulada La Matematización de las Prácticas Matemáticas a través de la Etnomodelación.

Dentre os diversos temas relacionados com a etnomatemática, destaca-se a realização do grupo de trabalho e discussão intitulado ¿Cómo integrar conocimientos etnomatemáticosde pueblos originarios al currículo escolar?apresentado por Ana Patrícia Vásquez Hernández e Eithel Eduardo Trigueros Rodríguezde Costa Rica. A discussão entre os participantes desse grupo foi muito produtiva, pois possibilitou o debate de assuntos relacionados com o desenvolvimento de materiais didáticos para a ação pedagógica do Programa Etnomatemática, bem como com as precauções que devem ser tomadas para que o conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais específicos não sejam descritos somente pela visão dos pesquisadores e investigadores desse campo de estudo, mas também por meio da visão que os membros desse grupo possuem com relação ao próprio conhecimento matemático.

Em outra apresentação, Luis Casis do Chile apresentou o trabalho intitulado Conocimiento matemático cultural en grupos indígenas de Chile y Costa Rica: Su incidencia en el dominio afectivo como perspectiva didáctica desenvolvido em conjunto com Maria Helena Gavarrete. Esse trabalho de investigação está relacionado com o trabalho de pesquisa desenvolvido em comunidades indígenas do Chile e de Costa Rica. Essa investigação tem como objetivo fomentar a utilização de elementos matemáticos presentes na cosmovisão dos grupos étnicos Kultrún e Nopatkuö para contextualizar a construção do conhecimento matemático.

 Nesse congresso também houve uma divulgação ampla do 6th International Congress on Ethnomathematics – ICEm6 que será realizado em Barranquilla, na Colômbia em 2018 promovida  la Red Latinoamericana de Etnomatemáticas e como um hospedeiro Armando Aroca Araujo.

 Finalizando…

Esses eventos mostram que o programa etnomatemática tem sido empregado em uma sucessão de pesquisas e investigações que são relatadas em encontros, reuniões, simpósios, conferências e congressos, de dimensões local, regional, nacional, e internacional.

Por exemplo, o International Study Group on Ethnomathematics organizou, em Setembro de 1998, o Primeiro Congresso Intenacional de Etnomatemática, em Granada, na Espanha. O Segundo Congresso Internacional de Etnomatemática foi realizado em Ouro Preto, no Brasil, em Agosto de 2002. O Terceiro Congresso Internacional de Etnomatemática aconteceu em Auckland, na Nova Zelândia, em fevereiro de 2006. O Quarto Congresso Internacional de Etnomatemática aconteceu em Julho de 2010, em Towson, Maryland, nos Estados Unidos. O Quinto Congresso Internacional de Etnomatemática aconteceu em Julho de 2014, em Maputo, em Moçambique.

Esses eventos colaboraram para a evolução da pesquisa, investigação e estudo em etnomatemática. Criado por Ubiratan D’Ambrósio, respaldado pela metodologia lakatosiana, a etnomatemática é o programa educacional na área da Educação Matemática de maior repercursão internacional.

Atualmente, verifica-se uma crescente sensibilidade em relação ao entendimento e a compreensão das ideias, noções, procedimentos e práticas matemáticas que são desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos, que se deve, prioritariamente, pela ampliação de estudos relacionados com a cultura, a história, a antropologia, a linguística e a etnomatemática.

Nesse sentido, as descobertas realizadas em investigações e pesquisas de estudos teóricos mostram que é possível a internacionalização das práticas matemáticas presentes em contextos culturais diferenciados.

Então, é importante a conscientização de que o reconhecimento das contribuições matemáticas realizadas por indivíduos de diferentes grupos culturais colabora para o entendimento e a compreensão do pensamento de natureza matemática.

Assim, através da história, procura-se desenvolver um senso crítico que valoriza as diversas maneiras, modos e formas de conhecimento que possibilitam a elevação da autoestima dos indivíduos que pertencem a esses grupos, promovendo, dessa maneira, a criatividade e a dignidade da identidade de sua cultural.