- Red Internacional de Etnomatemática - https://www.etnomatematica.org/home -

La RELAET marca presença em ETNOMAT-RJ

Posted By Claudia Meira On 1 octubre, 2014 @ 9:56 In Congresos,Noticias | Comments Disabled

20140926_175820_resized [1]O Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro (ETNOMAT-RJ) foi realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, de 25 a 26 de Setembro de 2014, como um evento satélite do VI Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro (VI EEMAT) com a participação de representantes internacionais e de vários estados brasileiros. A Coordenação Geral do encontro foi realizada pela Profa. Maria Cecília Fantinato da Universidade Federal Fluminense (UFF).

        Nesse encontro houve a realização da palestra de abertura com o tema Etnomatemática em Diferentes Contextos Sociais proferida pela Profa. Darlinda Moreira de Portugal, da Mesa Redonda 1 Etnomatemática e Educação com os participantes Profa. Maria do Carmo Domite da USP e da Profa. Isabel de Lucina da UFPA e da Mesa Redonda 2 Aspectos Filosóficos da Etnomatemática com os participantes Prof. Rogério Ferreira da UFG, da Profa. Denise Vilela da UFSCar e da Profa. Sônia Clareto da UFJF. Houve também a apresentação de 39 Comunicações, bem como a organização de um Fóruns de Discussão para o debate dos trabalhos apresentados.

       O evento  que foi destinado a comunidade de pesquisadores e professores interessados na Etnomatemática teve como objetivo comemorar os dez anos de existência do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), que propôs um exercício de reflexão sobre a trajetória percorrida pelos grupos de pesquisa na área para sinalizar novas perspectivas para esse campo de estudo.

O ETNOMAT-RJ foi organizado com a proposição de dois eixos temáticos:

1)      Diálogos da Etnomatemática com a Educação

Nesse eixo houve a apresentação e discussão de trabalhos que procuraram estabelecer conexões entre os diferentes aspectos socioculturais relacionados com a Educação Matemática em sua dimensão pedagógica. Alguns sub eixos também contemplaram:

  • Etnomatemática e a formação de professores.
  • Etnomatemática, currículo e as políticas educacionais.
  • Etnomatemática e as práticas docentes.
  • Etnomatemática e a educação matemática em diversos contextos, como por exemplo, a educação do campo, indígena e quilombola e em atividades profissionais específicas como a educação de jovens e adultos.

2)      Aspectos Teóricos e Filosóficos da Etnomatemática

Nesse eixo houve a apresentação de trabalhos que abordaram as questões teóricas ou filosóficas, bem como os aspectos históricos, epistemológicos ou conceituais associados com as pesquisas no campo da Etnomatemática. Houve também a apresentação de trabalhos que se relacionaram com os aspectos teóricos da Etnomatemática e as suas intersecções com outras áreas, como por exemplo, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia e a Linguística, que contribuíram para a reflexão critica com relação aos limites e as possibilidades da Etnomatemática no campo da Educação Matemática. Alguns subeixos também destacaram:

  • Etnomatemática e os aspectos teóricos e/ou metodológicos.
  • Etnomatemática, História e Cultura e Etnomatemática e História em pesquisas e perspectivas teórico-metodológicas.
  • Etnomatemática e o Pensamento Crítico.
  • Etnomatemática e os conceitos de verdade, identidade, cultura e exclusão.

     Nos dois dias de trabalho do ETNOMAT-RJ houve a promoção de um amplo debate sobre as pesquisas e investigações no âmbito da Etnomatemática, que teve como referências principais os estudos realizados pelos pesquisadores nos últimos anos, bem como o estabelecimento de novas propostas para as demandas do ensino para os diferentes grupos culturais, focalizando também as consequentes necessidades de formação dos professores.

      O ETNOMAT2-MG acontecerá no mês de Outubro de 2015 no estado de Minas Gerais com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Article printed from Red Internacional de Etnomatemática: https://www.etnomatematica.org/home

URL to article: https://www.etnomatematica.org/home/?p=4259

URLs in this post:

[1] Image: http://www.etnomatematica.org/home/wp-content/uploads/2014/10/20140926_175820_resized.jpg

Copyright © 2003 Red Internacional de Etnomatemática. All rights reserved.