«O que nos dizem os Projetos Pedagógicos dos Cursos sobre a Etnomatemática nos cursos de Licenciatura em Matemática?» – palestra 04/11/2022, 10h (horário Brasília)

«O projeto Eventos em Educação Matemática e o Grupo de Etnomatemática da UFF – Getuff promoverão em parceria a palestra ‘O que nos dizem os Projetos Pedagógicos dos Cursos sobre a Etnomatemática nos cursos de Licenciatura em Matemática?‘, a ser ministrada pelo professor Daniel Fernandes da Silva (IFFar). O evento será mediado pela professora Gisele Américo Soares (GETUFF/Estácio de Sá).

🗓️ Data: 04 de novembro de 2022 (sexta-feira)
🕒 Horário: 10h às 12h (horário de Brasília)

👉🏼 Inscrições: www.proex.uff.br/atividades/dalicenca

📣 Emitiremos certificados para todes es participantes que fizerem a inscrição antes do horário de início da atividade e tiverem a presença auditada durante o evento!

⚠️ O link de acesso ao evento não será enviado por e-mail. O acesso ao evento será pelo site www.proex.uff.br/atividades/dalicenca.

Resumo:
Mais de cinquenta anos após o surgimento da Etnomatemática e posterior concretização como área de pesquisa e tendência em Educação Matemática, ainda hoje, há lacunas na sua efetiva implementação nas práticas educacionais brasileiras. Nesse cenário, a atenção se volta para os cursos de formação inicial de professores, pois para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica com viés etnomatemático é requerida uma formação adequada. Nessa direção, a proposta desta palestra é apresentar dados oriundos da Análise de Conteúdo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos selecionados e discutir os desafios e as potencialidades da Etnomatemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul.».