«Educação Matemática para Paz»

«Educação Matemática para Paz foi o título da palestra proferida, em 04 de maio de 2023, pelo Professor Dr. Marcilio Leão, no anfiteatro de Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, em homenagem ao dia da Matemática, a convite do corpo discente do Departamento de Matemática.

A apresentação trouxe para os ouvintes parte dos resultados de sua tese de doutorado intitulada Educação Matemática, Sociedade e Meio Ambiente: reflexões sobre violência social e ambiental: um estudo transdisciplinar e crítico em uma pesquisa Etnomatemática, orientada pelo Educador Matemático Professor Doutor Ubiratan D’Ambrosio, do Departamento de Educação Matemática da UNESP e co-orientada pelo Professor Dr. José Silvio Govone, do Departamento de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, e traz a proposta de Paz como eixo central para Educação Matemática na formação humana.

A palestra abordou questões relevantes sobre a prática da Violência Social e da Violência Ambiental tão presentes em nossa sociedade. Para o Professor Marcilio, na mesma linha de pensamento do Educador Matemática Ubiratan D`Ambrosio: “ Embora a humanidade vivencia um progressivo avanço científico e tecnológico em sua vida, a matemática e o conhecimento matemático não se isentam de seus efeitos na construção do sujeito e na formação humana do indivíduo. Ao final da apresentação, o palestrante apresentou uma proposta de Educação Matemática para Paz ancorada no tripé: a consciência, o comportamento e o sentimento. E, trouxe exemplos práticos de como o professor de matemática poderia trabalhar essas questões durante as aulas de matemática.

Estiveram presentes mais de 70 alunos do departamento, além de alguns Professor do departamento de Matemática, Estatística, Educação Matemática e do Departamento de Educação do Instituto.».