Romaro Antonio Silva – pesquisador de Etnomatemática – é reitor do IFAP 2024-2027

Em decreto publicado na última semana de janeiro (31/1), no Diário Oficial da União (DOU), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o professor Romaro Antonio Silva reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), para o mandato de quatro anos (2024-2027). O presidente acatou o resultado final do Processo de Consulta à Comunidade, ocorrido em setembro de 2023 e homologado pelo Conselho Superior (Consup) do Ifap, quando Romaro Silva foi o mais votado, com 42,8% dos votos válidos.

Romaro Silva é licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba, tendo ingressado no Ifap, em 2014, como primeiro docente na área de Matemática lotado no Campus Santana. A ligação com a Rede Federal vem desde o ensino médio, quando fez o curso Técnico em Informática no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais. Atualmente é professor do colegiado de Licenciatura em Matemática do Campus Macapá (zona norte da capital).

É doutor em Ciências da Educação com especialidade em Educação Matemática pela Universidade do Minho – PT, mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2017 – 2019), especialista em Metodologias para o Ensino da Matemática e Física (Facinter) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF).

Em seus nove anos de Ifap se dedicou a fortalecer as pesquisas no Campo da Etnomatemática, sendo hoje, o professor o IFAP que reúne o maior número de publicações sobre o tema, com os mais diversos grupos sociais do estado.

Romaro Silva também é o representante do Norte na Coordenação da RedINET e está como presidente da comissão que organiza o CBEm7.

Nós, da RedINET Brasil desejamos uma excelente gestão e que, possibilite mais acesso e oportunidades para todos os grupos sociais.