Primeira edição em Português do livro “Mulheres, Cultura e Geometria na África Austral”

Tenho a honra de anunciar a primeira edição em Português do meu livro «Mulheres, Cultura e Geometria na África Austral» (2011, 204 pág.), que pode ser adquirida na ‘livraria global’ da Lulu (http://stores.lulu.com/pgerdes), na forma de livro impresso ou como ‘download’.

O livro “Mulheres, Cultura e Geometria na África Austral: Sugestões para Pesquisa” apresenta algumas idéias e aspectos matemáticos incorporados nos padrões inventados por mulheres na África Austral: padrões em carteiras entrecruzadas, trançados espiralados, esteiras tecidas, figuras de barbante, cerâmica decorada, tatuagens e pinturas corporais, e na decoração mural. O livro tem um apêndice da autoria de Salimo Saide sobre cerâmica Yao.

A versão original do livro «Mulheres, Cultura e Geometria na África Austral», publicada em língua inglesa, em 1995, pela Universidade Pedagógica em Moçambique, foi distinguida, em 1996, na competição do Prêmio Noma para Publicar em África, com um ‘Louvor Especial’.

O júri escreve no relatório que o livro

“…combinando de uma maneira engenhosa o estudo da geometria com o das artes visuais, apresenta um desafio importante e um estímulo para o futuro da educação matemática em África. Desmistifica a matemática em relação a gênero e à raça, e apaga as fronteiras entre matemática e cultura popular como vividas no trabalho e no artesanato das mulheres na África Austral. A importância do livro consiste no impacto esperado na educação de mulheres africanas em matemática.

Outras edições: L’Harmattan, Paris, 1997 (Francês); Africa World Press, Trenton NJ, 1998 (Inglês).

Paulus Gerdes
Vice-President for Southern Africa, African Academy of Sciences
Chairman, AMU Commission for the History of Mathematics in AfricaPresident, International Studygroup for Ethnomathematics
C.P. 915, Maputo, Moçambique
paulus.gerdes@gmail.com
http://stores.lulu.com/pgerdes