Arquivo Pessoal Ubiratam D’Ambrosio (APUA) Inventário Sumário

GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil  disponibiliza o Arquivo Pessoal Ubiratam D’Ambrosio  (APUA)

O APUA é composto por uma massa documental constituída de uma diversidade de temas dentre eles medicina, artes, tecnologia, história, matemática, fazendo-se acompanhar de correspondências enviadas e recebidas pelo professor Ubiratan D’Ambrosio, desde os anos 1970 até os dias atuais.

O material está reunido em cerca de 500 pastas que incluem inúmeros documentos de sua participação em conferências, colóquios, simpósios e congressos científicos; artigos de sua autoria, de autoria de matemáticos e educadores matemáticos brasileiros e estrangeiros, além daqueles de profissionais de outras áreas.

 O acervo inclui também drafts (rascunhos) de livros que vieram a ser publicados; diversos projetos e programas de ensino, teses e dissertações; transparências de cursos que realizou no Brasil e exterior, como também discursos manuscritos ou textuais de sua autoria e de outros; jornais e revistas (íntegros ou recortes) contendo artigos de sua autoria e de outros autores; fotografias e negativos de fotografias de diversos eventos com personalidades com as quais o professor Ubiratan travou contato nos congressos; pareceres referentes a artigos que haviam sido enviados a revistas, sobre diversos temas e de várias autorias, dentre outros.

Doado pelo próprio professor D´Ambrosio ao GHEMAT, o acervo foi objeto de organização e constituição de um Inventário Sumário. Tais iniciativas fizeram parte de uma das etapas de realização do projeto «Estudos sobre história da educação matemática no Brasil, 1950-2000» financiado pelo CNPq. O Inventário do APUA encontra-se publicado na obra «Ubiratan D´Ambrosio», outro resultado do mesmo projeto.

GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil foi criado em 2000. O Grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, tem como líderes os professores Neuza Bertoni Pinto (PUC-PR) e Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP – Campus Guarulhos).

 

O link  do APUA é :   http://www2.unifesp.br/centros/ghemat/paginas/arq_pessoais.htm