Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber

A Red Latinoamericana de Etnomatemática – coordenação Brasil (RELAET-Brasil) em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), o Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GIEPEm) e o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial (NPIR) realizam a atividade Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber, no Fórum Social Mundial (FSM), que, em 2018, ocorrerá em Salvador, Bahia, Brasil, trazendo a temática «Resistir é criar, resistir é transformar».

Inscreva-se no FMS 2018, entre em nosso grupo, e participe de nossa atividade:

Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber.

Confira o FSM 2018: https://wsf2018.org/

A atividade consiste em um bate-papo sobre epistemologias e resistências, mediado por três educadoras matemática:
-Prof.ª. Dra. Eliane Costa Santos, Doutora em Educação e professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB);
-Prof.ª. M.ª Marcele Almeida Santos, Mestre em Matemática e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia;
– Prof.ª Dra. Olenêva Sanches Sousa, Doutora em Educação Matemática e coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática, no Brasil.
Etnomatemática fundamenta esta proposta, que é um convite à seguinte reflexão: saber-fazer é fazer-saber.
Que diferentes e diferenças fazem parte, nós sabemos.
Um dos aspectos mais conflituosos desses diferentes e diferenças é a geração de conhecimentos diferentes, decorrentes das diferenças.
Sim, isso é diversidade! Então, como lidar com os conflitos das diferenças e entre diferentes?
O Programa Etnomatemática é uma epistemologia de caráter transdisciplinar e transcultural, que considera o aspecto político na geração, organização e difusão do conhecimento, elemento vital à sobrevivência e transcendência.
A discussão busca provocar reflexões acerca do papel da Etnomatemática nos conflitos epistemológicos entre diferentes e suas diferenças e inspirar ações de resistência às hierarquias de conhecimento e à dicotomia entre o saber e o fazer.