Ana Beatriz leva Etnomatemática ao 1º lugar na MCTEA 2019 (nível infantil, exatas) e é convidada especial no VEm Brasil

Ana Beatriz Benjamim de Oliveira (11 anos) conquistou o 1º lugar no nível infantil, exatas, na X Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), ocorrida de 02 a 06 de dezembro de 2019, em Abaetetuba, Pará, Amazônia, Brasil.

O projeto da pequena Ana Beatriz – “A Etnomatemática e o aluno com transtorno do espectro autista (TEA): o lúdico na contribuição do conhecimento matemático” – foi notícia na mídia local, sendo veiculada pelo G1 – Amapá – Rede Amazônica, disponível em: <>. Desta matéria, destacamos uma fala muito significativa da autora do projeto: «‘É um jeito de se estudar matemática e ela é uma forma divertida de aprender. Sempre tive vontade de ensinar matemática para crianças. Pesquisei a ideia e achei interessante'».

Obviamente, a matéria chamou a atenção da coordenação Brasil da Red Internacional de Etnomatemática. Imediatamente, esta coordenação compartilhou a notícia na EtnoMatemaTicas Brasis e fez contato com o coordenador do evento, Prof. Gilberto Silva, com o objetivo de convidar  a garota para uma participação especial no VEm Brasil.

Prof. Aldeni Melo de Oliveira, orientador da jovem pesquisadora, recebeu com muita alegria o convite e, em acordo com ela  e seus pais, confirmou a participação de Ana Beatriz Benjamim de Oliveira no VEm Brasil para o dia 25 de abril, das 15h15 às 15h30, conforme imagem aqui destacada. Você não pode perder!

Sobre premiação da MCTEA 2019, acesse: MCTEA_resultado premiação

Para saber mais sobre a MCTEA, assista ao vídeo 10 anos da MCTEA, disponível no YouTube.

O VEm Brasil continua com inscrições abertas para espectadores e para submissões de trabalhos, com valores de apenas R$ 5,00 (cinco reais) para membros da Red Internacional de Etnomatemática. O evento ocorrerá das 08h00 de 25 de abril às 24h00 de 26 de abril de 2020, ininterruptamente, e conta com 100 parceiros (54 doutores/doutorandos, 22 mestres/mestrandos, além de especialistas, graduados e graduandos) de 21 Estados brasileiros e do DF e de 12 países da África, das 3 Américas, da Ásia e da Europa.

Imagens da apresentação de Ana Beatriz na X MCTEA foram enviadas pelo Prof. Aldeni.