“Unir para Resistir: dimensões política e pedagógica da etnomatemática em uma associação de pequenos agricultores”

«No artigo “Unir para Resistir: dimensões política e pedagógica da etnomatemática em uma associação de pequenos agricultores”, publicado na Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 2, p. 415-437, maio-agosto, 2020, os autores buscam investigar práticas rurais em que a matemática escolar seja concebida como parte da realidade da vida do produtor rural. O objetivo foi mostrar “estratégias decoloniais”¹ de natureza matemática que são trabalhadas e processadas em atividades do campo, e que podem ser aproveitadas no ensino e na aprendizagem, em uma escola da comunidade. Essas
atividades possibilitam, por meio da Associação de Pequenos Agricultores de Cristalino – APAC-, no município de Nova Venécia, no estado do Espírito Santo, Brasil, criar e recriar formas de resistência à exploração desses produtores. Os resultados mostram processos mentais de natureza matemática dos produtores rurais, independentes de escolarização, que foram desenvolvidos, por meio da cultura, nas suas atividades diárias. Utilizamos uma abordagem qualitativa, pelo viés da Etnomatemática, com observação participante, registros fotográficos e entrevistas com produtores rurais.
Entendemos que uma das perspectivas da etnomatemática é ressignificar os conteúdos da matemática escolar, dando ênfase à aprendizagem dos alunos ancorada em seu ambiente cotidiano, relacionando os conteúdos escolares aos saberes provenientes da cultura.».

José Roberto Linhares de Mattos
Sandra Maria Nascimento de Mattos
Edinilson dos Anjos Silva

¹Aquelas que orientam a atividade mental para, coletivamente, construírem o conhecimento.