VAGAS PARA DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCAÇÃO – UFMG (BRASIL)

Prezados membros da RedINET,

Estão abertas no período de 03 de agosto a 01 de setembro de 2020 as inscrições para o Doutorado Latino-Americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente, do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil). O curso é destinado a docentes e profissionais que atuam no campo educativo de redes privadas ou públicas, em instituições latino-americanas. Serão oferecidas 9 (nove) vagas, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021, distribuídas entre as Linhas de Pesquisa da seguinte forma: Currículos, Culturas e Diferença – 01 (uma) vaga; Docência: processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas – 01 (uma) vaga; Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas – 01 (uma) vaga; Educação Matemática – 02 (duas) vagas; Infância e Educação Infantil – 01 (uma) vaga; Política, Trabalho e Formação Humana – 01 (uma) vaga; Políticas Públicas de Educação – 02 (duas) vagas. O candidato poderá concorrer para apenas 01 (uma) das Linhas de Pesquisa.

O curso é gratuito e exige que o estudante esteja em Belo Horizonte (Brasil) durante o primeiro ano para a realização das disciplinas obrigatórias. Nesse período, existe a possibilidade de bolsas de estudo, distribuídas com base nos seguintes critérios: priorização dos estudantes que venham de outros países latino-americanos; desempenho no processo de seleção; currículo; e não recebimento de bolsa de outra natureza. Nos demais anos do curso o estudante realiza a pesquisa de campo e a elaboração da tese, preferencialmente, em seu país de origem.

Para o ano de 2021, há 02 (duas) vagas para a Linha de Pesquisa em Educação Matemática. Os temas contemplados por essa Linha de Pesquisa neste edital são: 1. Decolonialidade e educação matemática: interfaces com questões socioculturais, etnicorraciais, de gênero e sexualidade e/ou educativas; 2. Educação Rural e Educação Matemática; 3. História da Educação Matemática Latino-Americana; 4. Educação indígena e Educação Matemática na América Latina; 5. Linguagem e práticas educativas (in)disciplinares; 6. Educação, Currículo e práticas socioculturais. Os docentes com disponibilidade para orientação no Doutorado Latino-Americano em 2021, na Linha de Educação Matemática, são: Profa. Dra. Carolina Tamayo Osorio e Prof. Dr. Filipe Santos Fernandes.

A seguir, links para maiores informações:

Informações sobre o Programa: https://www.posgrad.fae.ufmg.br/

Informações sobre o Doutorado Latino-americano em Educação: https://www.posgrad.fae.ufmg.br/cursos/doutorado-latino-americano/

Edital completo: https://www.posgrad.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2020/07/Edital-Doutordo-Latino-Americano-2021.pdf

Inscrições: Acessar https://www.posgrad.fae.ufmg.br/ >> Aba “Processo Seletivo” >> “Doutorado Latino-americano” >> Seleção 2021