// // // //

Author Archive

Especial EMR: Múltiplas vozes em Etnomatemática

VOLUME ESPECIAL SOBRE ETNOMATEMÁTICA DA EMR

Múltiplas vozes em Etnomatemática

(SUBMISSÕES ATÉ ABRIL/2018)

Organização Colaborativa: Armando Arouca Araujo, Andreia Lunkes Conrado, Adriano Fonseca, Carolina Tamayo, Cristiane Coppe de Oliveira, Hilbert Blanco, Lenira Pereira da Silva, Milton Rosa, Olenêva Sanches, Reginaldo Carneiro, José Linhares Mattos, e Valdirene Rosad.

Consultor convidado: Ubiratan D`Ambrosio.

Mais informações aqui.

(Continue leyendo…)



‘Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber’ no FSM 2018

Ontem, no Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, Bahia, Brasil, as professoras e estudiosas de Etnomatemática, Eliane Costa Santos (Doutora em Educação e professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB), Marcele Almeida (Mestre em Matemática e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA) e Olenêva Sousa (Doutora em Educação Matemática e coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática, no Brasil – RELAET-Brasil), juntamente com os estudantes de graduação, Emanuel Pereira Martins, Milena da Silva Garcia e Vanusa Pereira Tavares (UNILAB). levaram à discussão a temática ‘Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber’.

Confira a discussão e fotos!

Pauta da roda de conversa:
Que diferentes e diferenças fazem parte, nós sabemos. Um dos aspectos mais conflituosos desses diferentes e diferenças é a geração de conhecimentos diferentes, decorrentes das diferenças.
Sim, isso é diversidade!
Então, como lidar com os conflitos das diferenças e entre diferentes?
O Programa Etnomatemática é uma epistemologia de caráter transdisciplinas e transcultural, que considera o aspecto político na geração, organização e difusão do conhecimento, elemento vital à sobrevivência e transcendência. A discussão busca provocar reflexões acerca do papel da Etnomatemática nos conflitos epistemológicos entre diferentes e suas diferenças e inspirar ações de resistência às hierarquias de conhecimento e à dicotomia entre o saber e o fazer. Em síntese, fundamentada em Etnomatemática, a proposta é um convite a colocar em pauta a seguinte afirmação: saber-fazer é fazer-saber.
saber-fazer é fazer-saber
saber-fazer é fazer-saber
« 1 de 19 »

Hoje, às 9h30min (Brasil), a Nova Escola lança Planos de Aula de Matemática

Hoje, 14 de março, assista às 9h30min, horário do Brasil, o lançamento dos Planos de Aula de Matemática da Nova Escola, com transmissão ao vivo.

Você pode assistir ao evento neste aqui.

Educadores matemáticos podem acessar os planos de aula, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e produzidos pelo Time de Autores Nova Escola, neste projeto de parceria entre NOVA ESCOLAFundação Lemann e Google.org e orientado, pedagogicamente, pelo Grupo Mathema.

 


Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber

A Red Latinoamericana de Etnomatemática – coordenação Brasil (RELAET-Brasil) em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), o Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GIEPEm) e o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial (NPIR) realizam a atividade Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber, no Fórum Social Mundial (FSM), que, em 2018, ocorrerá em Salvador, Bahia, Brasil, trazendo a temática “Resistir é criar, resistir é transformar”.

Inscreva-se no FMS 2018, entre em nosso grupo, e participe de nossa atividade:

Etnomatemática: saber-fazer é fazer-saber.

Confira o FSM 2018: https://wsf2018.org/

(Continue leyendo…)


Boletim RELAET-Brasil, ano 2, número 6

Publicado o 6º número do Boletim RELAT-Brasil.

Vale a pena conferir!

Boletim RELAET-Brasil_a2_n6_fev-mar2018

 

 



Volume especial EMR: Múltiplas vozes em Etnomatemática

VOLUME ESPECIAL SOBRE ETNOMATEMÁTICA DA EMR

Múltiplas vozes em Etnomatemática

Organização Colaborativa:

Armando Arouca Araujo, Andreia Lunkes Conrado, Adriano Fonseca, Carolina Tamayo, Cristiane Coppe de Oliveira, Hilbert Blanco, Lenira Pereira da Silva, Milton Rosa, Olenêva Sanches, Reginaldo Carneiro, José Linhares Mattos, e Valdirene Rosad.

Consultor convidado:

Ubiratan D`Ambrosio.

Mais informações aqui.

(Continue leyendo…)


Edição Especial Etnomatemática do Journal of Mathematics and Culture – volume 2

Publicado o volume 2 da Edição Especial EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis, pelo Journal of Mathematics and Culture (JMC), em conjunto com a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, contemplando diferentes interações entre matemática e cultura, dentro da pluralidade de perspectivas da Etnomatemática nos diversos contextos brasileiros.

Acesse aqui e boa leitura!


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017: Ubiratan D’Ambrosio e Etnomatemática

Ubiratan D’Ambrosio – e Etnomatemática – está entre os cientistas brasileiros mencionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que, esse ano, está com o tema “A Matemática está em tudo”. Tudo a ver com Etnomatemática!

Confira lista dos cientistas brasileiros:

http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/cientista/index.html

 


PESQUISADORES DO RIO DE JANEIRO PARTICIPAM DE ATIVIDADE EM TERRA INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Roberto Linhares de Mattos e Sandra Maria Nascimento de Mattos, participaram de atividades de aula e de pesquisa, com o aluno de Pós-Graduação Gamalonô Surui e com o professor do Instituto Federal de Rondônia, Antonio Ferreira Neto, na aldeia Paiter, linha 09, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal – RO.

Os pesquisadores já desenvolvem pesquisa há algum tempo com a etnia Paiter Suruí, na área de etnomatemática e educação escolar indígena, com orientação de trabalhos acadêmicos, incluindo a orientação de dissertação de mestrado do professor indígena Paiter Gamalonô Suruí e a dissertação de mestrado e a tese de doutorado de Antonio Ferreira Neto.

Leia na íntegra a notícia enviada pelo Prof. Linhares.

(Continue leyendo…)



Edição Especial Etnomatemática do Journal of Mathematics and Culture

Publicado o volume 1 da Edição Especial EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis, pelo Journal of Mathematics and Culture (JMC), em conjunto com a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, contemplando diferentes interações entre matemática e cultura, dentro da pluralidade de perspectivas da Etnomatemática nos diversos contextos brasileiros.

Acesse aqui e boa leitura!

Milton Rosa, Olenêva Sanches Sousa, Adriano Fonseca (Editores da Edição Especial)


Etnomatemática é discutida no I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Etnomatemática está entre as pespectivas na formação de professores a serem discutidas no I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

 

Confira o evento:

https://congressoedmatdour.wixsite.com/meusite



Chamada de artigos para o dossiê temático da Revista Zetetiké

Edital de Chamada de artigos para o dossiê temático da Revista Zetetiké, intitulado: SABERES E PRÁTICAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.
Editora convidada: Carolina Tamayo Osorio(UFSCar)
Editora supervisora deste dossiê temático: Jackeline Rodrigues Mendes (FE/Unicamp)

Prazo final para o envio: 01 de outubro de 2017.

(Continue leyendo…)


Dossiê Temático “Por uma produção de ciência negra: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias”

A revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) lança novo número. Conforme Comitê Editorial, “Neste número mantemo-nos fiéis ao enfoque que caracteriza a Revista, qual seja, a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima segunda edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E é composta pelo Dossiê Temático “Por uma produção de ciência negra: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias”, além de nove artigos livres.”

Acesse a edição 22 da revista ABPN: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1


Dossiê Exploring mathematical knowledge through polysemic connections of Ethnomathematics

Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática

É com grande prazer que comunicamos a publicação do dossiê intitulado EXPLORING MATHEMATICAL KNOWLEDGE THROUGH POLYSEMIC CONNECTIONS OF ETHNOMATHEMATICS publicado pela Revista EDT – Educação Temática Digital da Unicamp. Os editores desse dossiê são Milton Rosa e Daniel Clark Orey, no qual se discute a emergência de importantes terminologias relacionadas com o emergente campo de pesquisa denominado de etno-x. Utilizamos este termo genérico, em que x é uma disciplina particular ou uma área de estudo que pertence à classificação do conhecimento acadêmico enquanto etno se refere às tradições culturais identificadas pelos códigos, condutas, símbolos, mitos e, de uma maneira mais específica, pelos modos por meio dos quais os membros de grupos socioculturais inferem e raciocinam. Um importante objetivo do campo de conhecimento etno-x é promover uma fundamentação teórica capaz de integrar diferentes ramificações das ciências natural e social para outros campos do conhecimento científico.

Acesse os artigos:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/issue/view/1404/showToc


Boletim RELAET-Brasil: novo número (jun/jun.2017)

A Coordenação RELAET, no Brasil, tem o prazer de apresentar o 2º número do seu Boletim RELAET-Brasil, referente ao bimestre junho-julho de 2017, e convida-o(a) a participar da publicação do seu próximo número. Confira:

Boletim RELAET-Brasil_a1_n2_jun-jul2017

(Continue leyendo…)


Edição Etnomatemática JMC: última prorrogação para submissões

O Journal of Mathematics and Culture, edição especial Etnomatemática, anuncia último prazo para submissão: 22 de maio de 2017.

Chamada de Artigos/Call for Articles

Edição Especial Etnomatemática do Journal of Mathematics and Culture
Ethnomathematics Special Edition of the Journal of Mathematics and Culture

Título/Title
EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis
EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis

(Continue leyendo…)


  • Segundo anuncio/Second announcement/Segundo Boletim ICEm-6, Medellín, Colombia, 8-13 julio 2018

    Apreciados colegas, compartimos con ustedes el Segundo Boletín del 6 Congreso Internacional de Etnomatemática ICEm-6. Descargar/Download Boletín Español         English        Portugués Sitio oficial: http://icem6.etnomatematica.org
  • Usuarios

    Usuario :
    Password:

          

    Regístrese como miembro de la Red y obtenga los siguientes beneficios << Ver>>
    --
  • Donaciones/Donations

  • Contador de visitas y mapa

  • Copyright © 1996-2010 Red Latinoamericana de Etnomatemática RELAET. All rights reserved.
    iDream theme by Templates Next | Powered by WordPress