Ubiratan D’Ambrosio: pessoa, contribuições e memórias – inscrições abertas

Clique em Ubiratan D’Ambrosio: pessoa, contribuições e memórias para acessar o site do evento.

Acesse o Formulário de Inscrições.

Saiba mais sobre o evento:

A EtnoMatemaTicas Brasis e a Matemática Humanista solidarizam-se, mais uma vez, com os ideais de Ubiratan D’Ambrosio, no intuito de ressaltar a grandiosidade deste Ser Humano e os princípios e perspectivas do Programa Etnomatemática, enquanto epistemologia e programa de pesquisa, organizado intelectualmente por ele ao longo de quase 50 anos.

Com planejamento iniciado em fevereiro de 2021, o evento contaria com o homenageado nos seus momentos ao vivo e exibiria vídeos com compilações de depoimentos de amigos e orientandos. Assim, a partir de março, começamos a receber depoimentos, fotos, textos que comporiam a programação.

Em 12 de maio de 2021, a comunidade mundial de etnomatemáticos e afins, que Ubiratan D’Ambrosio tão bem semeou, consternou-se com seu falecimento.

A importância singular de suas contribuições até este momento e o desejo de sua continuidade à pesquisa e à educação das novas gerações motivaram-nos a replanejar o evento que, agora, reúne manifestações de carinho a ele, mesclando um tributo em vida e em memória de Ubiratan D’Ambrosio.

O Ubiratan D’Ambrosio: pessoa, contribuições e memórias mantém os aspectos emocionais que motivaram a sua proposição inicial, ciente de que ora há uma maior responsabilidade de fazer representar o ser humano incrível, que é Ubiratan D’Ambrosio, e de distribuir a muitos toda a riqueza do seu imenso legado.

O evento apresenta uma Programação variada, é gratuito, aberto ao público e on-line, e ocorrerá de 14 a 21 de agosto de 2021. Embora de acesso livre, apenas os inscritos em ambos os canais do YouTube e no evento, com presenças confirmadas nas atividades obrigatórias, serão certificados conforme frequência.

A Programação de 40 (quarenta) horas segue horário de Brasília (GMT -3) e compõe-se: Atividades ao Vivo (AV), Atividades Gravadas (AG) e Atividades Complementares (AC), obrigatórias de cargas horárias distintas e computáveis; Atividades Opcionais (AO), não obrigatórias.

Ubiratan D’Ambrosio: pessoa, contribuições e memórias utilizará recursos Google. Atente que você deve utilizar um ÚNICO e MESMO e-mail – Gmail ou outra conta Google – para inscrição no evento, registro de frequências e certificação. Toda comunicação entre organizadores e participantes será com o MESMO e-mail de inscrição.

Juntos, façamos com que esse tributo, respeitosa e eticamente, honre o nome e a criação de Ubiratan D’Ambrosio, que o imortalizam para sempre.

Canais do YouTube: VEm Brasil – EtnoMatemaTicas Brasis e Matemática Humanista.