Inscrições abertas em Curso de Extensão: Decolonialidade, Educação como Desobediência Política e Epistêmica e Atravessamentos Outros

A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais oferece curso de extensão sobre: Decolonialidade, Educação como Desobediência Política e Epistêmica e Atravessamentos Outros. Este curso é organizado pelo grupo de pesquisa inSURgir em parceria com os grupos Aya-Sankofa (UFPE), Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino – LaPraME (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Formação, Avaliação e Educação Matemática – FAEM (UFMS), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena – GEPEEI (UFMG).

Docentes responsáveis: Carolina Tamayo Osorio (UFMG), Vanessa Tomaz (UFMG), Filipe Fernandes (UFMG), Ivanildo Carvalho (UFPE), Victor Giraldo (UFRJ), João Viola (UFMS), Tania Aretuza (Centro pedagógico UFMG).

Ementa: Nesta curso, procuramos desnaturalizar e tensionar concepções essencialistas do conhecimento que se apresentam não só na academia, mas também nos currículos escolares; assim como os processos históricos e sociais que constituem suas delimitações epistemológicas e as dicotomizações associadas – tais como a oposição entre disciplinas ditas “humanas” e “exatas”. Esperamos, também, abordar os processos por meio dos quais essas concepções e as formas coloniais de opressão e subalternização de saberes e de corpos – capitalismo, racismo, classicismo e patriarcado – se coproduzem e se mantém. Buscamos, sobretudo, construir e visibilizar caminhos de insurgência e de resistência a essas relações de opressão, genocídios e epistemicídios – caminhos que sejam entrelaçados com pedagogias decoloniais e com lutas antirracistas e antipatriarcais. Assim, como movimento de desobediência política e epistêmica, reivindicamos uma educação outra, comprometida com a vida, construída a partir de encontros entre diversos saberes e diversas formas de estar no mundo, em que a diferença não se apresente como divergência em relação a algo que é colocado como “normal”, mas sim como lugar de enunciação.

Encontros síncronos (em formato remoto): quintas-feiras, de 14:00 hrs. às 17:00 hrs.

📌 Data da inscrição:
📆 14/04/2022 até 30/04/2022
💥 Link de inscriçãohttps://forms.gle/rBUeRMb9ERDcdsVh7

Esperamos por vocês!

Agradecemos divulgar este convite entre seus contatos.

Certamente um colega pode estar interessado.