[SUBMISSÕES PRORROGADAS] Onde está 𝛑? ¿Dónde está 𝛑? Where is 𝛑?

Onde está o 𝛑?

Atividade docente on-line 

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Você também pode acessar as orientações em Onde está o Pi_ apresentação ou Onde está o Pi.

Público-alvo: educadores matemáticos ou de áreas afins, da Educação Básica ou equivalente.

Objetivos: trocar experiências e contribuir para a constituição do acervo de recursos pedagógicos para uma oficina sobre o Pi a ser ministrada pela CYFEMAT.

Atividade: relato individual de ações pedagógicas exitosas  e inspiradoras que contemplem três aspectos – investigação, reconhecimento e construção do conceito – considerados nas duas questões motivacionais.

Fundamentação teórica sugerida: Construtivismo, Etnomatemática e Educação Matemática Realista (RME).

Expectativaestudantes capazes de responder à questão «Onde está o Pi?» com argumentos próprios e consistentes, justos e éticos, com demonstrações práticas e teóricas, com reconhecimento da importância e pertinência sociocultural: «o Pi está em todo lugar»

QUESTÕES MOTIVACIONAIS

Considerando o contexto sociocultural discente, como você desenvolve o processo pedagógico para que seus estudantes: 

  • investiguem os elementos de circunferências e círculos?
  • reconheçam o que há de comum em todas as circunferências e círculos?
  • construam o conceito do valor do Pi?

Construído o conceito, você desenvolve alguma atividade de pesquisa sobre a aplicação do Pi ao longo da história e na contemporaneidade?

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

  1. Quanto ao conteúdo, relate a experiência escolhida por você, clara e objetivamente, baseando-se nas Questões Motivacionais. Línguas aceitas: espanhol, português e inglês. Você pode incluir fotos, atividades e outros registros que tenham relação direta com a atividade, atentando que o uso de imagem e voz de pessoas que apareçam claramente deve ser autorizado pela própria pessoa ou seu responsável.
  2. Quanto à forma, há três opções, escolha uma delas:

1ª) texto – utilize apenas 02 (duas) páginas para toda a proposta – do título às referências opcionais – incluindo imagens e outros registros. Formatação: word, papel A4, Arial, 12, entrelinhas simples, todas margens com 2,5 cm.

2ª) vídeo – tempo de 3 a 5 minutos e acompanhado de título e uma breve síntese/descrição de 100 a 250 palavras com mesma formatação da 1ª opção.

3ª) podcast – mesmo tempo, modelo de síntese e formatação da 2ª opção.

RESULTADO

Os relatos selecionados serão disponibilizados aos participantes da oficina on-line, como recurso pedagógico e de inspiração para planejamentos e práticas, e os seus autores serão certificados. Previsão de ocorrência da oficina: 15 de junho de 2023.

Submeta seu relato individual – texto, vídeo ou podcast – no FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO.

Obs.: falantes de espanhol podem acessar FORMULARIO DE ENVÍO.

ATENÇÃO: sua inscrição implica autorização para uso de: seu relato em oficinas sobre o Pi, a serem realizadas pela CYFEMAT; imagem e voz, conforme opção de forma escolhida.

O Pi está em todo lugar. Onde há Pi, há Matemática. “A [há] Matemática para toda a gente!”. 

Atividade inspirada no tema “A Matemática para toda a gente!” do Dia Internacional da Matemática (Dia do Pi) 2023 e nas concepções lúdicas e etnomatemáticas de conhecimento.

Prazo de submissão PRORROGADO: 09 de junho de 2023.

Observação: quem submete trabalho deve também inscrever-se no evento.

Inscrições gratuitas: www.cyfemat.org/workshops?lang=pt