Seminário Regional de Etnomatemática: 8 a 10 de maio, em Tocantins

O Seminário Regional de Etnomatemática vai acontecer em Palmas nos dias 08 a 10 de maio. Segundo o Prof. Dr. Adriano Fonseca, coordenador do evento e da RELAET na Região Norte, «trata-se de um evento não somente para divulgação e diálogo entre trabalhos em Etnomatemática (principalmente) da Região Norte, mas um evento preparatório para CBEm6 em 2020.».

Resumo
A Etnomatemática vem se constituindo como um relevante campo de pesquisa e de ações pedagógicas, situado no campo mais amplo da Educação Matemática. Na Região Norte, em geral, e no Estado do Tocantins, em particular, por meio de diversas pesquisas e ações pedagógicas desenvolvidas por professores-pesquisadores — particularmente junto à educação básica –, este campo vem se consolidando cada vez mais. Deste modo, se faz necessário a realização de eventos específicos para a divulgação de tais ações e para o diálogo, de modo que possamos compreender e (re)pensar sobre os rumos e as contribuições da Etnomatemática na Região Norte. Este evento, intitulado ‘Seminário Regional de Etnomatemática: dos desafios às possibilidades’, contando com uma comissão organizadora constituída
por professores da Universidade Federal do Tocantins dos câmpus de Araguaína, Arraias, Palmas e Tocantinópolis, irá promover as seguintes atividades: palestras, mesas-redondas, comunicações e reunião de Grupos de Trabalho (GTs) voltados às diversas dimensões da Etnomatemática. Além do caráter de evento de divulgação e de diálogo de trabalhos em Etnomatemática e de outras áreas e especialistas (acadêmicos e das comunidades tradicionais) com as quais dialoga — não somente do estado tocantinense, mas visando uma abrangência a nível da Região Norte –, também se constitui como um evento preparatório para o 6º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm6), a ser realizado em 2020, no Câmpus de Palmas.