VEm Brasil: Virtual Etnomatemática – Brasil

O VEm Brasil (Virtual Etnomatemática (Em) – Brasil) é um momento virtual para Etnomatemática, promovido pela EtnoMatemaTicas Brasis, uma comunidade ligada à coordenação no Brasil da Red Internacional de Etnomatemática. Hoje, o VEm Brasil 1 já conta com 71 parceiros, representantes de 24 Estados brasileiros e 10 Países.

Siga EtnoMatemaTicas Brasis no Facebook e Instagram.

Abertura de inscrições para proponentes e espectadores: 1º de novembro de 2019 (site em construção) 

Justificativa – A diversidade de contextos, estudos e ações da Etnomatemática, enquanto programa de pesquisa e epistemologia e suas manifestações pedagógicas, artísticas e socioculturais, vem concretizando um envolvimento conceitual eclético de simpatizantes, curiosos, teóricos e práticos, mas dispersos pelo Brasil, pelo mundo afora. Destinar um momento virtual para Etnomatemática – mediado por multimídias gratuitas – pode representar um trabalho ético, colaborativo e interativo de seus envolvidos, cujo produto venha constituir-se em um acervo virtual disponível ao acesso de todos.

Objetivo – Trabalhar ética, colaborativa e interativamente o tema Etnomatemática, em vias de reconhecer e abraçar suas diversas concepções e de promover a integração e a interação de seus envolvidos, teóricos e práticos, simpatizantes e curiosos.

Concepção – VEm Brasil toma por base e por propósito a ênfase aos: princípios – paz, ética, liberdade, colaboração; e valores – participação ativa, interação virtual, foco no Programa Etnomatemática (epistemologia e pesquisa, ensino e extensão, manifestações diversas).

Proposta – Fazer chamadas públicas e direcionadas a grupos, comunidades. instituições, pessoas que contemplam Etnomatemática em seus estudos e práticas, para participação no VEm Brasil 1, como proponentes de trabalhos/atividades, com prazo determinado, exclusivamente veiculados por mídias virtuais gratuitas predefinas ou previamente acordadas com a comissão organizadora.

Esperamos que muitos atores de Etnomatemática adiram a esse encontro virtual.

Fica o nosso convite: VEm Brasil!