Pesquisadoras brasileiras de Etnomatemática participam de evento de Cooperação Acadêmica Internacional, em Angola

No período de 24 a 29 de fevereiro de 2020, está ocorrendo o Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação, na Universidade Lueji A’Nkonde, na Cidade do Dundo, na região da Lunda Norte, em Angola.

O evento ocorre em parceria, por meio de um convênio de Cooperação Acadêmica Internacional entre a Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
 
O objetivo é propiciar aos acadêmicos do Mestrado em Educação da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (ESPLN) o aprimoramento das competências de leitura, da escrita e da interpretação de textos, com vistas à redação final da dissertação de mestrado.
 
Alguns pesquisadores brasileiros da área de Educação e do Ensino de Ciências e Matemática participaram. No campo da Educação Matemática, encontram-se realizando mestrado 12 estudantes que são professores na região da Lunda Norte.
 
O Programa Etnomatemática tem sido o aporte teórico principal dos orientadores: Jorge Veloso (ULAN); Cristiane Coppe de Oliveira e Eliane Costa Santos, representando o Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm) da FEUSP. Vale ressaltar que  a Profa. Eliane coordena o Grupo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Etnomatemática (GIEPEm), ligado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
 
Ambas as professoras supramencionadas são membros da Red Internacional de Etnomatemática e têm presença confirmada no VEm Brasil.