Matemática Humanista: Série Debates sobre Etnomatemática

A Matemática Humanista é um programa nas mídias sociais (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter), aberto e gratuito, que promove eventos sobre Matemática/Educação Matemática e temas afins.
O programa é coordenado pelo professor Carlos Mathias da Universidade Federal Fluminense, que busca promover a filosofia humanista da matemática, nos termos originalmente apresentados por Reuben Hersh, assim como pelo Programa Etnomatemática originalmente proposto por Ubiratan D´Ambrosio, pela divulgação e dedicação de Alvin White e pela Filosofia  Socioconstrutivista de Paul Ernest.
A Matemática Humanista tem como objetivo alcançar o senso comum e sua fronteira com o mundo acadêmico formal, segmento que é carente de ações formativas e informativas, assim como de programas de reconciliação com a Matemática e da divulgação de uma perspectiva da Matemática que seja mais inclusiva e democrática.
No momento, a Matemática Humanista está promovendo dois grandes eventos: O I Seminário ONLINE de Formação de Professores e a Série Debates sobre Etnomatemática.
O I Seminário ONLINE de Formação de Professores já contou com a presença de Helena Singer e Wagner Rodrigues Valente. Em abril, receberá o professor Dario Fiorentini e a professora Bernardete Gatti.
A Série Debates sobre Etnomatemática começará no dia 9 de abril, quando receberá o professor Ubiratan D´Ambrosio. No Dia 12 de maio, receberá os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey.
Os programas são transmitidos ao vivo no YouTube e no Facebook e é aberto para perguntas do público. Os programas são gravados e ficam disponíveis no Canal da Matemática Humanista no YouTube. (www.youtube.com/matematicahumanista)
Todas as informações sobre a Matemática Humanista, como acesso livre ao Podcast e, também a publicações selecionadas, estão disponíveis em www.matematicahumanista.com.br.