Onde est√° ūĚõĎ? ¬ŅD√≥nde est√° ūĚõĎ? Where is ūĚõĎ?

Onde est√° o ūĚõĎ?

Atividade docente on-line 

¬†ORIENTA√á√ēES PARA PARTICIPA√á√ÉO

Voc√™ tamb√©m pode acessar as orienta√ß√Ķes em¬†Onde est√° o Pi_apresenta√ß√£o¬†ou¬†Onde est√° o Pi.

P√ļblico-alvo: educadores matem√°ticos ou de √°reas afins, da Educa√ß√£o B√°sica ou equivalente.¬†

Objetivos: trocar experiências e contribuir para a constituição do acervo de recursos pedagógicos para uma oficina sobre o Pi a ser ministrada pela CYFEMAT.    

Atividade: relato individual de a√ß√Ķes pedag√≥gicas exitosas¬† e inspiradoras que contemplem tr√™s aspectos – investiga√ß√£o, reconhecimento e constru√ß√£o do conceito – considerados nas duas quest√Ķes motivacionais.

Fundamentação teórica sugerida: Construtivismo, Etnomatemática e Educação Matemática Realista (RME).

Expectativa: estudantes capazes de responder √† quest√£o ¬ęOnde est√° o Pi?¬Ľ com argumentos pr√≥prios e consistentes, justos e √©ticos, com demonstra√ß√Ķes pr√°ticas e te√≥ricas, com reconhecimento da import√Ęncia e pertin√™ncia sociocultural: ¬ęo Pi est√° em todo lugar¬Ľ

QUEST√ēES MOTIVACIONAIS

Considerando o contexto sociocultural discente, como você desenvolve o processo pedagógico para que seus estudantes: 

  • investiguem os elementos de circunfer√™ncias e c√≠rculos?
  • reconhe√ßam o que h√° de comum em todas as circunfer√™ncias e c√≠rculos?¬†
  • construam o conceito do valor do Pi?¬†

Construído o conceito, você desenvolve alguma atividade de pesquisa sobre a aplicação do Pi ao longo da história e na contemporaneidade?

ORIENTA√á√ēES PARA PARTICIPA√á√ÉO

  1. Quanto ao conte√ļdo, relate a experi√™ncia escolhida por voc√™, clara e objetivamente, baseando-se nas Quest√Ķes Motivacionais. L√≠nguas aceitas: espanhol, portugu√™s e ingl√™s. Voc√™ pode incluir fotos, atividades e outros registros que tenham rela√ß√£o direta com a atividade, atentando que o uso de imagem e voz de pessoas que apare√ßam claramente deve ser autorizado pela pr√≥pria pessoa ou seu respons√°vel.
  2. Quanto √† forma, h√° tr√™s op√ß√Ķes, escolha uma delas:¬†

          1ª) texto Рutilize apenas 02 (duas) páginas para toda a proposta Рdo título às referências opcionais Рincluindo imagens e outros registros. Formatação: word, papel A4, Arial, 12, entrelinhas simples, todas margens com 2,5 cm. 

          2ª) vídeo Рtempo de 3 a 5 minutos e acompanhado de título e uma breve síntese/descrição de 100 a 250 palavras com mesma formatação da 1ª opção.

          3ª) podcast Рmesmo tempo, modelo de síntese e formatação da 2ª opção.

RESULTADO

Os relatos selecionados serão disponibilizados aos participantes da oficina on-line, como recurso pedagógico e de inspiração para planejamentos e práticas, e os seus autores serão certificados. Previsão de ocorrência da oficina: 15 de junho de 2023.

Submeta seu relato individual – texto, v√≠deo ou podcast – no FORMUL√ĀRIO DE SUBMISS√ÉO.

ATENÇÃO: sua inscrição implica autorização para uso de: seu relato em oficinas sobre o Pi, a serem realizadas pela CYFEMAT; imagem e voz, conforme opção de forma escolhida.

O Pi est√° em todo lugar. Onde h√° Pi, h√° Matem√°tica. ‚ÄúA [h√°] Matem√°tica para toda a gente!‚ÄĚ.¬†

Atividade inspirada no tema ‚ÄúA Matem√°tica para toda a gente!‚ÄĚ do Dia Internacional da Matem√°tica¬†(Dia do Pi) 2023 e nas concep√ß√Ķes l√ļdicas e etnomatem√°ticas de conhecimento.

Prazo de submiss√£o: 30 de maio de 2023.