III SEMPEEX – IFPI-Angical: a parceria da Red Internacional de Etnomatemática – Brasil

Em fevereiro deste ano, recebemos um convite do Prof. Antonio Francisco Ramos, membro da Red Internacional de Etnomatemática, para uma mesa-redonda/conferência sobre Etnomatemática no III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (III SEMPEEX), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no município de Angical do Piauí, onde ele atua, e, no processo de nossa comunicação, ele propôs nossa participação no grupo de WhatsApp da comissão organizadora. Desse modo, foi estabelecida a parceria da Red Internacional de Etnomatemática para o III SEMPEEX, do IFPI, campus Angical

Acesse AQUI imagens do evento.

A participação gratuita e o voluntariado na Red Internacional de Etnomatemática inviabilizam investimentos financeiros, mas acordamos um trabalho colaborativo de divulgação e a participação presencial da Prof.ª Olenêva Sanches Sousa, sua coordenadora no Brasil. Vale destacar que o III SEMPEEX IFPI-Angical teve como parceira a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Um marco na firmação de nossa parceria foi a aprovação de dois trabalhos coautorais do Prof. Ramos com os licenciandos em Matemática e em Física do IFPI-Angical, Luciano de Santana Rodrigues e Raimundinha Nunes Gomes Vilanova, no Segundo Encuentro Latinoamericano de Etnomatemática (ELEm-2), ocorrido em Costa Rica, em setembro, no qual a coordenação Brasil buscou a integração dos jovens pesquisadores à comunidade e a divulgação de suas participações, e eles, em espontânea contrapartida, buscaram registrar com muito esmero as diversas atividades e vivências ao longo do evento.

Nesse contexto, Etnomatemática ganhou um espaço especial na comunidade IFPI-Angical e cabia à coordenação da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil destacar a sua importância enquanto programa de pesquisa e epistemologia, em vias de ampliar a concepção desta área de conhecimento e de provocar reflexões acerca de suas possibilidades no ensino, pesquisa e extensão.

O III SEMPEEX – IFPI-Angical tinha como público-alvo sua comunidade do campus Angical, constituída pelos cursos de Bacharelado em Administração, de Técnico Subsequente/Concomitante em Informática e Técnico Subsequente/Concomitante em Alimentos, além das Licenciaturas já mencionadas, extensivo a interessados de outras instituições. Coerentemente, segundo informações divulgadas no site do evento, seu tema contemplava a diversidade, «Múltiplos olhares sobre a pesquisa e sua importância para o desenvolvimento global e local na sociedade contemporânea», dentro de um objetivo geral abrangente: “discutir as múltiplas abordagens sobre pesquisa e extensão e suas implicações para o desenvolvimento educacional, profissional e tecnológico na sociedade contemporânea por meio de debates, comunicações científicas e mostra extensionista nos eixos de Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Formação de Professores”.

Ainda segundo o site, o III SEMPEEX – IFPI-Angical foi “idealizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inclusão e Políticas Públicas (GEPEIP) como uma forma de incentivo de divulgação da produção científica e tecnológica da comunidade acadêmica e incentivo à construção de novos grupos de pesquisas” e as participações da Red Internacional de Etnomatemática e da Universidade Internacional Iberoamericana visavam “instigar reflexões acerca dos desafios e oportunidades para o desenvolvimento global e local, especialmente na Região do Médio Parnaíba Piauiense”.

O evento organizou-se do seguinte modo: uma solenidade de abertura, que contou com uma apresentação artística do Prof. Charleno Pires (voz) e do Prof. Felipe Vilarinho (violão), professores de Informática e de Música do IFPI-Angical; palestras e rodas de conversa com convidados presenciais, Profa. Dra. Bruna de Freitas Iwata (IFPI-Teresina Central), Profa. Ma. Melina da Conceição Macedo da Silva Santana (IFPI), Profa. Dra. Olenêva Sanches Sousa (Red Internacional de EtnomatemáticaI), Prof. Me. Rodrigo Morozetti Blanco (Associação Nova Escola), Profa. Ma. Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues (IFPI), Profa. Ma. Cleonice Moreira Lino (IFPI), Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz (UFPI), Profa. Ma. Cleire Maria do Amaral Rodrigues (IFPI) e Prof. Rogério Sousa Azevedo (IFPI), e à distância, via Skype, Profa. Ma. Rita Margarida Carvalho Simas Bonança (Escola Básica Integrada da Lagoa, Açores, Portugal) e Prof. Dr. Eniel do Espírito Santo (UFRB, Bahia, Brasil); uma Mostra Extensionista, com pôsteres e atividades lúdicas, organizada pelo Prof. Me. Fernando Rocha Barbosa; comunicações científicas, com dezoito trabalhos de estudantes de Iniciação Científica dos cursos técnicos e de graduação, avaliados para a escolha de três menções honrosas; os minicursos “Boas práticas no beneficiamento do amendoim (Arachis hypogaea)”, “LIBRAS básico”, “Empreendedorismo social para jovens”; as oficinas “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aplicadas em EAD”, “O papel da pesquisa científica como diferencial acadêmico”, “Experimentos de Física no âmbito das áreas – Mecânica, Eletricidade, Ótica, Fluidos e Termodinâmica”, “Python e Django – desenvolvimento de blog”, “Jogos matemáticos de origem africana”.

Acesse AQUI imagens do evento.

O III SEMPEEX – IFPI-Angical foi marcado pela escassez de recursos financeiros, mas esmerados profissionalismo, organização e dedicação, além de espírito colaborativo e afetivo dos seus promotores. Seria arriscado citarmos os responsáveis pelo êxito inquestionável do evento, muito mais, fazermos agradecimentos nominalmente. A Red Internacional de Etnomatemática honrou-se em ter o IFPI-Angical como parceiro no III SEMPEEX e agradece o convite, o acolhimento e, especialmente, a oportunidade de discutir sobre Etnomatemática e de poder contribuir para destacar o significativo trabalho de pesquisa, ensino e extensão desta instituição, do Estado do Piauí e da Região Nordeste do Brasil.

Olenêva Sanches Sousa (Red Internacional de Etnomatemática – coordenação Brasil – coordenação Região Nordeste)

Acesse AQUI imagens do evento.

Acesse AQUI o site do III SEMPEEX – IFPI-Angical.